segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Resposta a questões comuns........a vários!



Mais umas palavrinhas para ir respondendo ás perguntas, género: "Como vai o trabalho?" "E a Maria e a escola?" "E a lingua?" "E os polacos?".....
O trabalho está a ser muito giro. Estou a aprender bastante e o leque de assuntos é bastante abranjente, por isso há sempre coisas novas todos os dias. Apesar da burocracia, que é uma realidade neste país, sente-se que as "coisas" acontecem, decide-se e faz-se. Nesse aspecto, a estrutura é leve. A concorrência é feroz e por isso exige que estejamos sempre álerta ao que se passa á nossa volta.
"A Maria e a escola" - Ela depois escreve, mas está tudo a correr bem.
"A lingua?" É dificilima. Tudo diferente, os sons, as palavras, as declinações, a forma de ler. Já não tenho idade nem memória para fixar o vocabulário. Tenho aulas particulares e vamos lá ver até quando aguento.....Logo se verá! O mais giro e contar em polaco: só se ouve "chchchchch". E escrever? Esqueçam!
"Os Polacos?" São simpáticos, duma forma geral. Não tenho razões de queixa! O problema maior é quando não consigo comunicar com eles. Aí o gesto é tudo! e riem-se e por isso tudo acaba por correr bem! Já comprei uma bicicleta a um homem q não falava uma palavra de inglês; já me entendi com a mulher do supermercado, .....Como povo, tenho um grande respeito e admiração por eles e por tudo o que já passaram: alemães, russos, .... Eles têm um ódio de morte aos russos, mais do que aos alemães. E há cá um mamarracho do tempo de Estaline, que é o palácio da ciência e da cultura, e que eles adorariam que caísse! Quando cá vierem.......lol........vão ver! (são as fotos que estão a ver).

Quanto a programas, não têm sido muitos, mas tenho conhecido bastantes portugueses que estão cá também como expatriados! No outo dia, houve um jantar de portugueses no restaurante português "Portucale", cujo cozinheiro é português mas já não vive em Portugal há 20 anos, por isso a comida é uma misturada. O polvo á lagareiro estava cheio de pimenta e não havia batatas a murro! Tenho que lhe ir lá ensinar umas coisas.....! Foi muita gente nova que não conhecia, e senti-me um pouco cota. Muita miudagem que trabalha cá.
Na 6ª feira tenho uma festa de Haloween (mascarada) e depois conto.
Bjs

2 comentários:

Maria Costa Duarte disse...

E como foi a festa do haloween???
Arranjou um suit à maneira?

Inês disse...

Ainda não foi. Vou de bruxa!!!! Falta-me ainda a vassoura...Bjs