quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Visita do Pedro e Sofia...e da nossa Marta! ....Outubro 2010

De 29 de Outubro a 2 de Novembro


Finalmente tivemos visitas!!!
Primeiro chegou a Marta, no dia 27. Já estámos com saudadinhas!
A Maria estava também de férias, o que calhou mesmo bem. Começaram por passear por Varsóvia, na 5a feira, enquanto eu trabalhava, e aproveitaram para fazer umas comprinhas (coitadinhas, não tinham nada para vestir!!!!).






Depois tivemos a nossa primeira aventura......lol! Achava eu que tinha comprado uns bilhetes para o espetaculo dos "Les Miserables", mas não!!! .....Quando chegámos ao teatro e apresentámos os bilhetes, achámos estranho mandarem-nos para um

a porta diferente, do outro lado do teatro. Eu na minha inocência, achei que era uma porta especial. Parecia a porta dos artistas. Quando entrámos, e vimos uma sala pequenina, percebi q tinha comprado bilhetes para o espetaculo errado. Em vez do musical famoso, era uma peça cómica que se passava num palco minúsculo. Tão pequeno, que não tivemos coragem de sair. Conclusão, rimo-nos á gargalhada antes de começar, e depois passámos 1,30h a ouvir o público a rir de coisas que não percebemos nada. Mas foi bom para a minha tentativa de aprendizagem de polaco.



Para compensar, fomos jantar a um restaurante óptimo: A Dyspensa, onde comemos e bebemos muito bem.


Sexta, dia 29, fomos buscar o Pedro e Sofia ao aeroporto, e por pouco não chegávamos a horas. Demos uma voltinha de carro pelo centro e fomos para casa, preparar o jantarinho, e uns aperitivos.



Dia 30, Sábado


Saímos cedinho, com um dia lindo, no famoso Corolla, a caminho de Częstochowa, para visitar o Santuário de Jasna Góra.





Antes tínhamos decidido que cada um estudava uma parte do programa, e depois faria um resumo do que íamos ver, O Pedro e a Sofia ficaram de estudar a história de Cszestochowa, a Marta e a Maria estudavam Auschwitz, e eu Cracóvia. Assim, durante a longa viagem, fomos sendo elucidados do que íamos ver (embora fosse mais uma discussão de detalhes entre o Pedro e a Marta para ver quem sabia mais do assunto. Com isto, a Sofia ferrou o galho!!)




A história do ícone pode ser encontrada no antigo manuscrito chamado Translatio Tabulae.

Diz que a imagem da Mãe de Deus foi pintada por São Lucas, o envagelista, numa tábua de madeira da Casa de Nazaré. Primeiro o Icone foi mantido em Jerusalém, depois foi levado para Constantinóplia e finalmente foi trazido para a Polónia pelo príncepe Ladislaus de Opole, no século XIV). É um exemplo de arte Bizantina.
Durante séculos o ícone tem sido objecto de devoção pelos numerosos milagres que aconteceram em Jasna Góra. Vêm peregrinos de toda a Polónia e de todo o mundo para agradecer e pedir a intercessão da Virgem Maria.







https://docs.google.com/document/d/1znJAu2v45Jc2AxHIifyVSSETfwdD5OekbEQn8Gs_2ec/edit?pli=1#






AUSCHWITZ - BIKERNAU


(Autor: Pedro Corrêa d'Oliveira)

Depois partimos por volta da 1h, para Auschwitz, onde fomos visitar os dois campos de concentração. Auschwitz é o nome alemão da cidade polaca que fica a 60 kms de Cracóvia que se chama Oświęcim. Impressionante. Saímos sem pio! Não se pode descrever a sensação de pisar o chão onde tanta maldade humana aconteceu e não conseguimos deixar de perguntar: "Como é possível que isto tenha acontecido?"



Recomendo vivamente que leiam o discurso que o Papa Bento XVI fez aquando da visita pastoral á Polónia, em Maio de 2006, mais concretamente ao campo de concentração de Auschiwitz-Birkenau.

Link: http://www.vatican.va/holy_father/benedict_xvi/speeches/2006/may/documents/hf_ben-xvi_spe_20060528_auschwitz-birkenau_po.html

                       


Tivemos uma visita guiada ao dois campos de concentração, com um guia muito bom. Foi uma visita inesquecível, de tão realista e tão impressionante de arrepiar.
Saímos já de noite, com algum fresquinho, e romámos a Wadowice, a terra natal do Papa João Paulo II. Uma vilória simples. Via-se pouca gente na rua. O nossa querida Sandra (GPS) guiou-nos até á praça central (Rynek), onde estava a igreja onde Karol Woytiła foi baptizado. Entrámos discretamente, pois estava a ser celebrada missa, e ai sentimos em silêncio, a emoção de estar na Igreja onde Karol Woytiła entrou, foi baptizado, rezou, e celebrou tantas vezes e onde esteve também já como Papa.
Já cansadinhos de tanta passeata, e com já muitos kms no "bucho", seguimos para Cracóvia, onde ficámos muito bem instalados, no Sheraton, mesmo de frente para o Rio. Chegámos mesmo a tempo de tomar uma banhoca antes de jantar.
É, de facto, uma cidade linda, e com um dia bonito de sol, como estava no Domingo, parece ainda mais bonita. É linda e imponente, cheia de vida e de magia. Não esqueçer que é a cidade universitária da Polónia, e provavelmente a mais turistica da Polónia. A praça central, a feira dos tecidos, a Igreja de Sta Maria, o Wawel, .....

Dia 31, Domingo

Começamos com a visita ao Santuário da Mesericórdia e convento da Irmã Faustina, como bons Corrêas d'Oliveira. Missa em polaco, mas acordar, e fresquinho para não adormecer. Depois demos uma volta pelos jardins, subimos á torre do Santuário que tem uma vista de Cracóvia, e fomos visitar a capela do Convento da Congregação da Irmãs da Bem-aventurada Virgem Maria da Misericórdia.

Voltámos para o centro da cidade, para ir visitar a catedral de Wawel, as muralhas do Castelo, e depois a praça central, e a famosa fábrica dos tecidos, onde comprámos uns souvenirs. Acabámos a comer na praça, que é aquilo que sabe sempre bem fazer quando se anda a passear!





Um obrigado pela visita e espero que tenham gostado do passeio!




Notas:
1 - Como é um verdadeiro inferno introduzir as fotos depois de escrever o texto, vou pôr as fotos no picasa para não atrasar mais a publicação deste evento.
2 - A reportagem fotográfica de alta qualidade é do Pedro. Deus me livre de roubar os direitos do autor.

Sem comentários: