quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Visita do Pedro e Sofia...e da nossa Marta! ....Outubro 2010

De 29 de Outubro a 2 de Novembro


Finalmente tivemos visitas!!!
Primeiro chegou a Marta, no dia 27. Já estámos com saudadinhas!
A Maria estava também de férias, o que calhou mesmo bem. Começaram por passear por Varsóvia, na 5a feira, enquanto eu trabalhava, e aproveitaram para fazer umas comprinhas (coitadinhas, não tinham nada para vestir!!!!).






Depois tivemos a nossa primeira aventura......lol! Achava eu que tinha comprado uns bilhetes para o espetaculo dos "Les Miserables", mas não!!! .....Quando chegámos ao teatro e apresentámos os bilhetes, achámos estranho mandarem-nos para um

a porta diferente, do outro lado do teatro. Eu na minha inocência, achei que era uma porta especial. Parecia a porta dos artistas. Quando entrámos, e vimos uma sala pequenina, percebi q tinha comprado bilhetes para o espetaculo errado. Em vez do musical famoso, era uma peça cómica que se passava num palco minúsculo. Tão pequeno, que não tivemos coragem de sair. Conclusão, rimo-nos á gargalhada antes de começar, e depois passámos 1,30h a ouvir o público a rir de coisas que não percebemos nada. Mas foi bom para a minha tentativa de aprendizagem de polaco.



Para compensar, fomos jantar a um restaurante óptimo: A Dyspensa, onde comemos e bebemos muito bem.


Sexta, dia 29, fomos buscar o Pedro e Sofia ao aeroporto, e por pouco não chegávamos a horas. Demos uma voltinha de carro pelo centro e fomos para casa, preparar o jantarinho, e uns aperitivos.



Dia 30, Sábado


Saímos cedinho, com um dia lindo, no famoso Corolla, a caminho de Częstochowa, para visitar o Santuário de Jasna Góra.





Antes tínhamos decidido que cada um estudava uma parte do programa, e depois faria um resumo do que íamos ver, O Pedro e a Sofia ficaram de estudar a história de Cszestochowa, a Marta e a Maria estudavam Auschwitz, e eu Cracóvia. Assim, durante a longa viagem, fomos sendo elucidados do que íamos ver (embora fosse mais uma discussão de detalhes entre o Pedro e a Marta para ver quem sabia mais do assunto. Com isto, a Sofia ferrou o galho!!)




A história do ícone pode ser encontrada no antigo manuscrito chamado Translatio Tabulae.

Diz que a imagem da Mãe de Deus foi pintada por São Lucas, o envagelista, numa tábua de madeira da Casa de Nazaré. Primeiro o Icone foi mantido em Jerusalém, depois foi levado para Constantinóplia e finalmente foi trazido para a Polónia pelo príncepe Ladislaus de Opole, no século XIV). É um exemplo de arte Bizantina.
Durante séculos o ícone tem sido objecto de devoção pelos numerosos milagres que aconteceram em Jasna Góra. Vêm peregrinos de toda a Polónia e de todo o mundo para agradecer e pedir a intercessão da Virgem Maria.







https://docs.google.com/document/d/1znJAu2v45Jc2AxHIifyVSSETfwdD5OekbEQn8Gs_2ec/edit?pli=1#






AUSCHWITZ - BIKERNAU


(Autor: Pedro Corrêa d'Oliveira)

Depois partimos por volta da 1h, para Auschwitz, onde fomos visitar os dois campos de concentração. Auschwitz é o nome alemão da cidade polaca que fica a 60 kms de Cracóvia que se chama Oświęcim. Impressionante. Saímos sem pio! Não se pode descrever a sensação de pisar o chão onde tanta maldade humana aconteceu e não conseguimos deixar de perguntar: "Como é possível que isto tenha acontecido?"



Recomendo vivamente que leiam o discurso que o Papa Bento XVI fez aquando da visita pastoral á Polónia, em Maio de 2006, mais concretamente ao campo de concentração de Auschiwitz-Birkenau.

Link: http://www.vatican.va/holy_father/benedict_xvi/speeches/2006/may/documents/hf_ben-xvi_spe_20060528_auschwitz-birkenau_po.html

                       


Tivemos uma visita guiada ao dois campos de concentração, com um guia muito bom. Foi uma visita inesquecível, de tão realista e tão impressionante de arrepiar.
Saímos já de noite, com algum fresquinho, e romámos a Wadowice, a terra natal do Papa João Paulo II. Uma vilória simples. Via-se pouca gente na rua. O nossa querida Sandra (GPS) guiou-nos até á praça central (Rynek), onde estava a igreja onde Karol Woytiła foi baptizado. Entrámos discretamente, pois estava a ser celebrada missa, e ai sentimos em silêncio, a emoção de estar na Igreja onde Karol Woytiła entrou, foi baptizado, rezou, e celebrou tantas vezes e onde esteve também já como Papa.
Já cansadinhos de tanta passeata, e com já muitos kms no "bucho", seguimos para Cracóvia, onde ficámos muito bem instalados, no Sheraton, mesmo de frente para o Rio. Chegámos mesmo a tempo de tomar uma banhoca antes de jantar.
É, de facto, uma cidade linda, e com um dia bonito de sol, como estava no Domingo, parece ainda mais bonita. É linda e imponente, cheia de vida e de magia. Não esqueçer que é a cidade universitária da Polónia, e provavelmente a mais turistica da Polónia. A praça central, a feira dos tecidos, a Igreja de Sta Maria, o Wawel, .....

Dia 31, Domingo

Começamos com a visita ao Santuário da Mesericórdia e convento da Irmã Faustina, como bons Corrêas d'Oliveira. Missa em polaco, mas acordar, e fresquinho para não adormecer. Depois demos uma volta pelos jardins, subimos á torre do Santuário que tem uma vista de Cracóvia, e fomos visitar a capela do Convento da Congregação da Irmãs da Bem-aventurada Virgem Maria da Misericórdia.

Voltámos para o centro da cidade, para ir visitar a catedral de Wawel, as muralhas do Castelo, e depois a praça central, e a famosa fábrica dos tecidos, onde comprámos uns souvenirs. Acabámos a comer na praça, que é aquilo que sabe sempre bem fazer quando se anda a passear!





Um obrigado pela visita e espero que tenham gostado do passeio!




Notas:
1 - Como é um verdadeiro inferno introduzir as fotos depois de escrever o texto, vou pôr as fotos no picasa para não atrasar mais a publicação deste evento.
2 - A reportagem fotográfica de alta qualidade é do Pedro. Deus me livre de roubar os direitos do autor.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O Desafio de Por a Mesa!

Uma coisa que temos vindo a reparar desde que ca chegamos e que as nossas empregadas (sim, ja tivemos varias no espaco de um ano!), por muito boas q sejam a limpar a casa e tudo o resto (e nao sao nada de extraordinario, regra geral), costumam ter um grande problema com o por a mesa. Cada uma poe a sua maneira, algumas ate pondo de maneiras diferentes consoante os dias, e nenhuma parece atinar com a maneira certa. Como ja me andava a irritar um bocadinho ter q andar a trocar as coisas de sitio todos os dias, hoje de manha decidi deixar a actual um desenho de como a mesa devia ficar posta:



Achei que estava perceptivel: prato, talheres, talheres de sobremesa, copo e prato do pao. Ja tinha uma ligeira suspeita q ia haver problema com o prato do pao, mas deixei o desenho assim em cima da mesa quando sai de manha.

Cheguei a casa ha bocado e fui ver se ela tinha percebido a mensagem. De facto os talheres estavam finalmente bem postos, na ordem e orientacao certas, o copo do lado certo, tudo impecavel. Mas ela nao percebeu q o circulozinho la em cima era suposto ser um prato do pao. Em vez disso...


...achou que eram chavenas de cafe. Haha pronto, tambem e uma opcao.

Ah, e elas tambem ainda nao perceberam q nos usamos guardanapos quando comemos. Coisa estranha.

Enfim, apeteceu-me partilhar.

Beijinhos!
Maria

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Whisky

Bem, andava para por aqui um post a avisar q o Whisky estava doente, mas parece q ja tenho mais para dizer...

Enquanto estivemos ai, na semana passada, deixamo-lo em casa de um amigo da mae do banco, q tem mais dois caes. Ele vive mesmo em frente a uns bosques, onde a mulher dele foi passear os caes umas vezes, e onde o Whisky foi mordido por uma carraca q estava infectada com uma doenca equivalente a malaria para pessoas (nao sei repetir o nome em polaco q a veterinaria disse, obviamente). Quando nos chegamos reparamos q ele tava froucho, cansado, nao nos fez festa quase nehuma quando nos viu e estava com um ar abatido, mas achamos q ele tivesse comido qulaquer coisa q lhe tivesse dado a volta ao estomago, com a mania q tinha de meter a boca tudo o q apanhava. Quando eu cheguei a casa na segunda-feira a tarde ele estava tao fraco q n se aguentava de pe, nao se conseguia levantar sozinho, e recusava-se a comer o q fosse (nem biscoitos!). No banco, um colega da mae disse-lhe q um cao dele ja tinha tido os mesmos sintomas e q era esta doenca da carraca, q era muito perigosa e q cada dia era importante, e portanto a mae veio logo para casa e levamo-lo ao veterinario.
A veterinaria disse-nos logo q a coisa estava bastante negra: ele estava desidratado, anemico e com problemas de figado e rins. Fizeram-lhe analises de sangue, e concluiram logo q era, de facto, a tal doenca da carraca. O que esta doenca faz e destruir os globulos vermelhos, q depois, por se aglomerarem nos rins, comecam a faze-los parar. Visto q a unica forma de recuperar e ele ir fazendo xixi para "limpar" o sangue, quanto pior o estado dos rins, menores as hipoteses de ele se safar.
Passamos la o resto da tarde com ele, no dia seguinte fomos la deixa-lo de manha e ele passou la o dia. Quando o fomos buscar ele estava ligeiramente melhor: os rins pareciam estar a funcionar melhor, tinha um bocadinho mais forca nas pernas e as analises de sangue estavam ligeiramente melhores. Ontem fomos la deixa-lo outra vez de manha, mas quando a mae ligou para o veterinario a hora de almoco disseram-lhe q ele estava bastante pior. Os rins tinham parado, estava cheio de dores, etc.
Quando a mae la chegou a tarde disseram-lhe q a probabilidade de ele sobreviver era de 5%, e deram-nos a escolher se o queriamos levar para casa, e ele ia basicamente acabar por morrer cheio de dores quando o efeito dos analgesicos passasse, ou dar-lhe uma injeccao para o por a dormir e pronto, ia sossegadinho. Nos escolhemos dar-lhe a injeccao, obviamente.

E pronto, adormeceu, nao sofreu mais... Teve uma vida optima, foi o cao mais mimado de sempre, passeou, viu neve, e so teve 2 dias de sofrimento, e mesmo assim esteve meio inconsciente parte do tempo.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Grease

Então, na quinta-feira passada fui mesmo lá às audições para o Grease. Eramos mais de 50 pessoas a fazer audições para menos de 30 papeis, e portanto, entre a parte de canto, e cada um ir varias vezes ao palco representar personagens diferentes, tivemos lá 3h, mas até foi engraçado. Os papeis saíram na segunda e, tal como eu previa, não consegui nada de especial, mas pelo menos fui escolhida para parte do elenco. Fiquei como "ensemble", q é basicamente o grupo de figurantes q entra em quase todas as cenas, canta e dança, mas n tem falas nenhumas. Por um lado até dá mais jeito, não me ocupa tanto tempo, visto q tenho q ir a menos ensaios e não tenho falas para decorar, e o grupo e os ensaios são giros :)

E para fazer algum desporto, estava no futebol mas a coisa não resultou muito bem. Aquilo até é giro, mas eu e treinos ao frio e à chuva, a correr por um relvado lamacento atrás de uma bola... naaaa, não é para mim. Em vez disso, vou entrar para o grupo de dança cá da escola, que tem ensaios aos sábados enquanto tiver a haver os ensaios para o teatro também (q são às terças e quintas), e depois hão de ser terças, quintas e sábados.



E pronto, é tudo. Beijinhos a todos!
Maria

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Back

Depois de uma pausa de aproximadamente 3 meses (pelo menos para mim e para o nosso blog), estamos de volta! 

O verao soube a mel. Eu estive ai de 11 de Junho a 22 de Agosto, seguidinho, e a mae de 23 de Julho a 15 de Agosto. E agora volvemos!
O minis esta pele e osso, nao faco ideia o qq lhe andaram a fazer naquele canil. E agora anda com uma fome desgracada e come tudo o q lhe aparece a frente, nem q sejam os sacos do lixo.

O tempo tava bom quando eu cheguei, mas rapidamente mudou e agora esta a chover a cantaros e um frio desgracado, de tal maneira q ja tivemos q ligar o aquecimento. Aviso q quando me descrevem o tempo fantastico q esta em Portugal e como ainda agora estiveram alguns dos dias mais quentes do ano, nao e muito agradavel...

Em termos de escola, ainda agora recomecou mas ja parece q ca estamos ha meses. Tenho um trabalho grande para entregar nao daqui a muito tempo, e por isso tenho tido bastante q fazer, fora a dose de cada disciplina, q ja e normal. O bom e q o trabalho e super interessante, e portanto nao e chato ter q o fazer.
Ah, e este ano vamos fazer ca um musical do Grease, e acho q vou as audicoes haha. E uma experiencia gira, q nao e costume termos em Portugal, e como tambem e o meu ultimo ano aqui, resolvi experimentar. Logo se ve no qq da.

E pronto. A mae ta boa, o trabalho ta a correr bem, mas sobre isso depois ela escreve.

Beijinhos a todos!
Maria

PS: Mudamos o look aqui do blog, nao sei se repararam. Q tal? E q eu ja estava um bocadinho farta daquele azul...

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Meus anos

So para avisar a todos os q ainda se dao ao trabalho de ler este blog q no meu dia de 18 ANOS (9 de Junho) vou ter os meus dois numeros (portugues e polaco) ligados, portanto podem-me ligar para qualquer um dos dois : )

beijinhos!
Maria

segunda-feira, 24 de maio de 2010

So mais um bocadinho, so mais um bocadinho, so mais um bocadinho...

So mais duas semanas e um bocadinho!!!

Lol e' isto q me digo quase todos os dias, agora... Estou a chegar a' fase mais chata de testes e exames e trabalhos e apresentacoes, e portanto a motivacao e' saber q e' o ultimo esforco e q daqui a duas semanas e meia, mais ou menos, ja estou de ferias, em Portugal, e ja posso ir para a praia!

O tempo aqui anda completamente maluco. Ainda este sabado teve uma caloraca de manha (de tal modo q nos repastelamos as duas de biquini no jardim, tipo lagartas a gozar o sol), ai por volta da 13h comecaram a vir as nuvens, comecou a chover, de repente caiu uma chuva de granizo brutal durante uma meia hora a vontade, e depois parou, e ficou so nublado o resto do dia... muito estranho.

E no domingo tivemos ca almocarada de portugueses em casa! Duas familias nossas amigas vieram ca almocar, a maezinha fez um bacalhau com natas do melhor, o Whisky teve companhia para brincar no jardim, tudo optimo.

E pronto, acho q nao ha mais novidades!

Grande beijinho a todos,
Maria

 (O meu fundo de desktop, p ajudar a motivacao lol)

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Ida a Portugal, volta de Portugal e Budapeste!

Q horror, nao venho ca ha quase um mes! Peco desculpa...

Entao, desde o ultimo post, la conseguimos ir para Portugal mas so na quinta-feira de manha! Em vez de 10 dias, so conseguimos estar ai 5, mas pronto, foi bom na mesma. Deu para matar algumas saudades, ver o mar, apanhar um bocadinho de sol... foi bom : ) Voltamos na terca de manha, e foi o tempo de chegar, ir buscar o whisky ao canil, desfazer uma mala, fazer outra, e na quarta as 7h da manha ja eu estava no aeroporto outra vez para ir para Budapeste! Fui com a escola, para um festival de coros e bandas de escolas internacionais aqui da europa central e de leste. Foram escolas de Moscovo, Belgrado, Kiev, Praga, Varsovia e Budapeste, claro. Foi brutal e deu para conhecer Budapeste, que e lindo! Gostei imenso.

Voltei dia 2 de Maio e desde ai ando no marranco... Ja so falta um mes de aulas, portanto e o ultimo esforco. E descobri q nao tenho aulas nem exames no meu dia de anos, o que e bastante bom :D

E pronto, e isso... Daqui a 30 dias estamos ai, a mae so para passar o fim-de-semana, para ja, e eu ja para o verao, ate fim de agosto!

Beijinhos a todos!
Maria

P.S.: Fica aqui o link para um video de uma das musicas q cantamos no concerto q demos la em Budapeste, as escolas todas juntas.. http://www.facebook.com/profile.php?id=669234134#!/video/video.php?v=391721224134&ref=mf

domingo, 18 de abril de 2010

Ida a Portugal

Pois e, a conta do raio do vulcao na Islandia, ficamos presas em Varsovia... Era suposto termos saido daqui na sexta-feira as 16h50, mas o voo foi cancelado. Mudamos para um voo amanha as 6h30 q fazia escala em Frankfurt, mas parece q esse tambem foi cancelado, apesar do voo Frankfurt-Lisboa estar previsto sair. A mae vai mais logo ao aeroporto tentar trocar para um voo que vai para Frankfurt por volta das 8h30 e dali para lisboa por volta do meio-dia. Vamos la ver se conseguimos sair daqui!

Raio do vulcao! Uma semaninha mais tarde e tinhamos ficado presas ai em vez de aqui...

Bem, beijinhos a todos, e esperamos estar ai rapidinho!
Maria

terça-feira, 6 de abril de 2010

Praga

Alô!

Estamos acabadinhas de chegar de Praga! Estivemos lá este fim-de-semana da Páscoa, eu e a mãe de sábado até ontem, e a Marta desde 6ª feira até ontem. Gostámos imenso! A cidade é linda, passeámos muito, apanhámos tempo razoavelmente bom e ainda apanhámos uma multa no electrico por andar sem bilhete! Aqui vão algumas das fotografias...

E lá vai a Martinha...


E foi isto! Muito obrigado à Sofia e ao Pedrinho coitadinho pelas indicações e sugestões!
Quinta-feira vou para a Alemanha e vou tentar tirar umas fotografias para pôr aqui, se a mãezinha me emprestar a máquina (duvido).

Beijinhos!
Maria